Ataque de Israel ao Irã reacende tensão nuclear global

Ataque de Israel ao Irã reacende tensão nuclear global

   

Ataque de Israel ao Irã reacende tensão nuclear global

O ataque de Israel ao Irã na última quinta-feira (12) elevou dramaticamente a tensão no Oriente Médio. Logo nas primeiras horas após as explosões em Teerã e outras cidades, o mundo voltou os olhos para o conflito. Segundo autoridades israelenses, o objetivo foi impedir o avanço do programa nuclear iraniano.

 

📸 Ataque de Israel ao Irã reacende tensão nuclear global

 

Durante entrevista ao podcast O Assunto, o professor de política internacional Tanguy Baghdadi destacou a relevância do Domo de Ferro na defesa de Israel. Ainda assim, ele faz um alerta:

“O Domo de Ferro é bastante eficaz, mas está longe de ser inexpugnável.”

Segundo ele, embora o sistema intercepte muitos foguetes, Israel não pode confiar 100% em sua eficácia:

“Tem ataques iranianos que

 podem atingir, sim, cidades israelenses. O dano é menor com o Domo de Ferro, mas não é uma barreira infalível.”

🟦 Leia também: Sete israelenses feridos por mísseis e dois caças derrubados: Irã inicia resposta a ataques

Desde que foi ativado no início da década passada, o Domo de Ferro interceptou milhares de foguetes, com taxa de sucesso superior a 90%. Ele detecta a trajetória do inimigo e, caso identifique risco a uma área urbana, lança um míssil interceptor.

Além disso, Baghdadi ressalta o poderio militar iraniano:

“É, sim, uma guerra de risco para os dois.”

📸 caças militares israelenses em operação

 

As diferenças tecnológicas entre Israel e Irã também foram comentadas pelo professor da UFF e pesquisador de Harvard, Vitelio Brustolin:

“Israel controla os céus do Oriente Médio desde a Guerra dos Seis Dias. O país não tem profundidade territorial, então precisa ter uma estratégia em caso de ataque iminente, e a aviação é muito importante para isso.”

Israel conta com caças F-35 de última geração, enquanto a frota iraniana é composta por jatos antigos, como SU-22 e SU-24. O Irã, altamente sancionado, depende de tecnologias mais limitadas.

🟦 Veja mais: Prefeito de João Pessoa se refugia em abrigo após bombardeio de Israel ao Irã

A ofensiva israelense também matou nomes importantes do alto escalão iraniano, incluindo Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária, e Mohammad Bagheri, das Forças Armadas. Além deles, dois cientistas nucleares foram mortos.

🟦 Entenda o cenário global: Pesquisadora alerta para risco global com ataque de Israel ao Irã: “Estão em jogo armas nucleares”

A resposta iraniana veio com uma ameaça direta. O aiatolá Ali Khamenei declarou que Israel enfrentará “um destino amargo”. E mais: prometeu que tanto Tel Aviv quanto os EUA irão “pagar caro”.

🟦 Reação internacional: Venezuela e Cuba condenam ataque israelense contra o Irã

Enquanto o mundo observa com atenção, a escalada pode ter consequências imprevisíveis. O ataque de Israel ao Irã, longe de ser um ato isolado, reacende o debate sobre segurança, armas nucleares e o equilíbrio geopolítico da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *